Forma Legno ingressa no mercado moveleiro com proposta diferenciada para ambientes personalizados

Blog
/

 

Sediada em Flores da Cunha (RS), indústria combina padrão de qualidade diferenciado pela excelência com acessibilidade para conquistar espaço e preferência do consumidor

Boas ideias de novos negócios sempre encontram espaço para prosperar – até mesmo em segmentos já superpovoados com o ramo moveleiro. A Forma Legno (Flores da Cunha, RS) fez um movimento ousado, investindo para ingressar nesse mercado com uma combinação inovadora de diferenciais: produtos com excelente padrão de qualidade, personalizados para atender a necessidade do cliente, porém com custo x benefício reconhecidamente competitivo. “Nosso diferencial estratégico é a forma de apresentação ao mercado: muito mais objetiva e funcional, aliviando diversos custos no produto final” explica Vanderlei Dondé, idealizador da nova empresa.

A proposta prevê expandir a Forma Legno no mercado nacional por meio de lojas e estúdios – espaços conceitualmente preparados para receber profissionais especificadores e consumidores e lhes apresentar os diferenciais da marca. Ali será possível conhecer o trabalho da marca por meio dos projetos desenvolvidos – e detalhes como padrões de cor e acabamento disponíveis, entre outros. “O cliente terá suas necessidades específicas atendidas graças a um trabalho de personalização inteligente, amparado por representantes qualificados que oferecerão todo suporte em nome da marca e garantirão a excelência do produto a ser entregue – tudo isso dentro de um orçamento compatível com a realidade do consumidor”, garante Dondé.

A Forma Legno trabalha com mobiliário para todos os ambientes do lar (cozinha, lavanderia, salas, dormitório e office) e também espaços contract, agregando personalidade e personalização aos projetos.

 


Empreendedorismo e inovação no DNA do negócio

O conceito da Forma Legno enquanto modelo de negócio vinha sendo concebido por Vanderlei Dondé já há alguns anos, lapidado por décadas de experiência profissional no ramo de mobilário e na gestão empresarial. Mas foi em 2019 que o projeto efetivamente saiu do papel e ganhou contornos reais, com a instalação de máquinas em um pavilhão e pessoas atuando na estruturação da fábrica. Hoje, a Forma Legno opera em uma área de 10 mil metros quadrados, com 80 colaboradores diretos.

A pandemia que surpreendeu a todos em 2020 não esmoreceu o ímpeto empreendedor de Dondé. “Por um lado, a crise instaurada pela covid-19 desacelerou o ritmo dos avanços que havíamos idealizado, é verdade. Mas, por outro, acelerou, e muito, um movimento que já havíamos identificado como oportunidade de negócio: o desejo de as pessoas investirem cada vez mais no conforto do lar, transformando-o em um verdadeiro refúgio para si e seus familiares. Há, claramente, um nicho de mercado composto por clientes interessados em melhorar sua qualidade de vida através do conceito de morar bem, e dispostos a pagar um preço justo por isso. Para atender esses consumidores é que surge a Forma Legno”, diz.


Competitividade

A Forma Legno ingressa no mercado equiparada às indústrias moveleiras de ponta que atuam no mercado nacional. “Buscamos os melhores fornecedores que atendem à cadeia produtiva brasileira, em termos de matéria-prima e tecnologia. Equipamos o parque fabril com máquinas de última geração, que garantem a qualidade no processo de fabricação, trazendo para o chão de fábrica o que há de mais atual em tecnologia. Esse cuidado nos assegura condições de competir igualmente, nos quesitos técnicos, com as mais conceituadas indústrias moveleiras”, assegura Dondé.

A Coleção 21/22 da Forma Legno, denominada Malka, que em hebraico significa Rainha, chega ao mercado repleta de atitude – design, elegância e sofisticação fazem parte da essência da empresa. A linha vem inspirada por atributos presentes na história de Rellen Larrat Dondé, esposa e sócia de Vanderlei Dondé, inseridos na proposta criativa. “O resultado é uma coleção diversificada, ao alcance do gosto apurado dos clientes da Forma Legno que buscam ambientes com personalidade”, diz o empresário.

Para conhecer outros detalhes é possível acessar o site www.FormaLegno.com.br