Como driblar o calor em casa

Blog
/
Você sabia que é possível driblar o calor em casa durante a estação mais quente do ano? Se você mora em apartamento ou numa casa sem piscina precisa conferir as dicas a seguir!

O clima seco e as temperaturas em torno dos 38ºC castigam os brasileiros durante o verão, porém nem todo mundo consegue viajar para o litoral ou possui espaço com piscina no quintal, sacada ou condomínio.

1. Arejar nos momentos certos
Prefira abrir as janelas no início da manhã e no final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas, assim você consegue arejar os ambientes e evita que o ar quente transforme os cômodos em uma sauna. Já se o dia estiver ventoso, deixar as janelas abertas pode ser uma boa alternativa – experimente como fica mais confortável. Se possível, invista em cortinas do tipo blackout, pois elas bloqueiam a entrada de raios solares e diminuem a sensação de abafamento. Outro truque é aplicar películas refletoras de luz solar nas janelas, mas consulte as regras do seu condomínio.

2. Lençóis de algodão
Ao contrário do que parece, seda e cetim não são tecidos aconselháveis para usar no verão. Portanto, opte por lençóis 100% algodão, pois esse material permite a melhor ventilação entre seu corpo, o ambiente e a cama.

3. Afaste-se dos aparelhos eletrônicos
Você já percebeu que quando desliga a TV ou tira o carregador do smartphone da tomada eles estão quentes? Pois é, quando conectados à energia elétrica, os aparelhos tendem a esquentar. Quando estiver descansando, evite ambientes com “muita coisa na tomada”. A dica vale para a hora de dormir: não deixe o celular carregando dentro do quarto.

4. Instale lâmpadas de LED
Não é só a conta de energia elétrica que as lâmpadas de LED esfriam, mas também os ambientes. Além de econômica, essa versão gera menos calor do que os modelos incandescentes.

5. Aumente a umidade do ar
Ambientes com baixa umidade não apenas ficam mais quentes como também fazem a gente se sentir sufocado. Para evitar esse mal-estar, tenha um umidificador de ar nos principais cômodos da casa. Se preferir, instale uma pequena fonte com água na sala de estar ou no office, assim você ainda curte um som relaxante.

6. Durma no chão

Essa sugestão é para você tirar o colchão da cama e colocá-lo no chão. Existe até uma explicação científica para esse truque: o ar frio desce e o ar quente sobe, portanto, a tendência é que seja mais abafado na altura da sua cama do que no chão. Além disso, as paredes geralmente pegam sol pelo menos em algum período do dia, diferente do chão, que costuma ficar protegido pela sombra delas.

7. Use o ar-condicionado com moderação
Segundo a Anvisa, a temperatura ideal para usar o ar-condicionado em ambientes fechados é entre 23°C e 26°C durante o verão. Esse é um cuidado bastante importante para preservar sua saúde e evitar o superaquecimento da conta de energia. Vale lembrar: limpe o filtro do ar-condicionado periodicamente para eliminar ácaros e não prejudicar a performance do aparelho.

8. Hidrate-se!
Manter o corpo hidratado é fundamental, especialmente no verão. Beba bastante água todos os dias (pelo menos 2 litros). Evite refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas. Quais suas dicas para driblar o calor em casa? Siga a Forma Legno no Facebook e Instagram para acompanhar nossas dica e novidades!